Imagens da Europa na literatura latino-americana

Etiquetas: , , , , , , , , , , , , , , , , , ,
___________________________________________________________________________________

21 a 31 de Julho de 2014
18h30 – 21h30
FCSH-UNL, em Lisboa

A investigadora Isabel Araújo Branco, docente de Literaturas Hispano-Americanas e Práticas de Tradução de Espanhol para Português da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, é a responsável de um curso sobre Imagens da Europa nas literaturas latino-americanas, integrado na Escola de Verão FCSH-NOVA 2014 e apoiado pela Casa da América Latina.

Durante o curso, será feita a leitura comentada e a interpretação de textos literários latino-americanos que decorrem totalmente ou em parte na Europa ou, em alternativa, que têm como protagonistas europeus que contam com a América Latina como pano de fundo. O objectivo é o de conhecer os traços gerais da obra de um conjunto diversificado de autores dos séculos XIX, XX e XXI, e compreender a imagem do Velho Continente que transmitem.

A Itália de Gabriel García Márquez, a Turquia de Luis Sepúlveda, a França em Rubén Darío e Julio Cortázar, Espanha em José Martí e Alejo Carpentier, Inglaterra em Mario Vargas Llosa e Clarice Lispector, Hungria em Chico Buarque, Portugal em Luiz Ruffato, João do Rio e Gabriela Mistral estão entre os países que serão abordados. As personagens europeias de obras de Pablo Neruda, Mario Benedetti e Eduardo Galeano, entre outros, também serão descritas.

O curso será leccionado em português, com a duração de 21 horas (aulas nos dias 21, 24, 25, 28, 29, 30 e 31 de Julho), e funciona simultaneamente em regime livre e como acção de formação para professores do ensino básico e secundário de Português e Espanhol.

Partilhe: