Documentário sobre orquestras da Venezuela

Etiquetas: , , , , , , , , , , , , , , , ,
___________________________________________________________________________________

30 de Maio de 2014
18h00
Casa da América Latina
Entrada livre

A Casa da América Latina vai exibir com o apoio da Embaixada da Venezuela em Portugal, às 18h00 do dia 30 de Maio, o filme venezuelano Tocar y Luchar, seguido de uma intervenção sobre o documentário. Realizado em 2006 por Alberto Arvelo Mendoza e produzido por Pedro Mezquita Arcaya e Igor Lanz, o documentário retrata os feitos da Fundamusical Simón Bolívar (Fundação Sistema Nacional de Orquestras Juvenis e Infantis da Venezuela).

O documentário, que conta a história de seis crianças venezuelanas e do seu amor pela música, recebeu o Prémio do Público no Festival de Cinema de Miami, o Prémio de Melhor Documentário no Festival de Cinema Las Américas de Houston e uma menção honrosa do júri no Festival de Cinema Latino de Chicago. Na Venezuela, o documentário ganhou o Prémio de Melhor Documentário da Associação Nacional de Autores Cinematográficos e do Festival do Cinema Venezuelano. Foi também exibido no Canadá, na Austrália, Bélgica, Brasil e Cuba.

Ao longo do documentário são ainda entrevistados Claudio Abbado, José Antonio Abreu, Gustavo Dudamel, Simon Rattle, Daniel Arias, Eduardo Méndez e Edicson Ruiz, bem como grandes maestros da música como Plácido Domingo, Eduardo Mata e Giuseppe Sinopoli.

Criada por José Antonio Abreu há 39 anos, a fundação alcançou reconhecimento internacional nas áreas cultural, social, pedagógica, estética e humanística, por fortalecer a inserção social e os laços sociais.

À exibição do documentário vai seguir-se um comentário de Eduardo Méndez, Director Executivo da Fundamusical Simón Bolívar.

Partilhe: