Abre Representação Comercial e Económica do Peru

Etiquetas: , ,
___________________________________________________________________________________

[Texto enviado pela Embaixada do Peru em Portugal]

O Peru está localizado na região centro-oeste da América do Sul, de frente para o Oceano Pacífico. Com uma dimensão de 1 285 216 km2, o Peru tem uma população de 30,5 milhões de habitantes, dos quais cerca de 65% pertencem à classe média. A sua taxa de crescimento económico, de cerca de 6% ao ano, será uma das mais elevadas da região entre 2013 e 2015, segundo o FMI. O investimento privado tem vindo a crescer, tendo quintuplicado durante o período de 2000-2012, superando os 42.000 milhões de dólares em 2012. As reservas internacionais foram superiores a 68.000 milhões de dólares em 2013. O comércio internacional do Peru está, em cerca de 96%, protegido por um acordo comercial. É importante notar que o país é membro fundador da Organização Mundial do Comércio e membro do Fórum de Cooperação Económica Ásia-Pacífico (APEC). É também, e agora na escala latino-americana, membro da Comunidad Andina de Naciones. A coberto da Associação Latino-Americana de Integração, o Peru assinou um Acordo de Complementação Económica com o MERCOSUL. Assinou também acordos de livre comércio com o Canadá, China, Estados Unidos, Japão, México e a União Europeia, entre outros.

Nestas circunstâncias, e tendo em conta a realidade económica e política, o governo peruano decidiu abrir uma Representação Comercial e Económica em Portugal com a finalidade de impulsionar o comércio bilateral entre os dois países. Após um acordo de Livre Comércio e um acordo para evitar a dupla tributação entre os dois países, a abertura desta representação faz todo o sentido e representa o desejo do Peru em reforçar os laços económicos e de cooperação com Portugal, constituindo uma base sólida para aprofundar as relações bilaterais.

A representação terá como função apresentar as oportunidades comerciais, relacionando bens e serviços, promover os atractivos turísticos do Peru e difundir as oportunidades de investimento. Em 2013, o intercâmbio comercial chegou aos 60 milhões de dólares. No sector turístico, 4300 portugueses visitaram o Peru nesse ano. Estes resultados parecerão pequenos numa primeira análise pois não reflectem as grandes oportunidades que ambas as economias oferecem. Oportunidades que vão desde a comercialização de produtos agrícolas e piscícolas do Peru com Portugal, bem como a inovação e a tecnologia que Portugal pode trazer ao Peru; desde a possibilidade de conhecer uma maravilha do mundo como é Machu Picchu, mas também o turismo religioso que se faz até Fátima.

De salientar que os dois países têm demonstrado mútuo interesse no aprofundamento de laços bilaterais, evidenciado nos últimos anos pelo crescente intercâmbio de visitas de representantes diplomáticos, o que obviamente vem justificar a abertura deste espaço.

O Conselheiro Económico Comercial, Juan Luis Kuyeng Ruiz, é o funcionário responsável e o contacto é: jkuyeng@mincetur.gob.pe ou jkuyeng@embaixadaperu.pt. O telefone da Embaixada do Peru em Lisboa é o 213 827 470.

Partilhe: