Conversa sobre teatro com Elmer Veckio Mendoza

Etiquetas: , , ,
___________________________________________________________________________________

20 de Maio
19h00
Salão Nobre do Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa
Entrada livre

No dia 20 de Maio, às 19h00, no Salão Nobre do TNDM II, decorre o segundo encontro do Ciclo de Conversas sobre o Teatro na América Latina, com Elmer Veckio Mendoza como convidado. Eunice Tudela de Azevedo modera a conversa, que será antecedida de uma leitura de excertos da peça Tequila-Fado, do autor mexicano, por Elisa Crisóstomo, Filipa Santana, José Coelho, Patrícia Pina, Pedro Gonçalves, Rui Dinis, Joana Lopes e Rita Fouto.

Tequila-Fado estreou no Teatro Ibérico, em Novembro de 2010, com a companhia de Teatro MIAU, e em 2011 foi apresentada na Casa da Comédia, Comuna Teatro de Pesquisa e Centro Cultural da Malaposta. Esta peça, cujos excertos serão lidos nesta sessão, reúne em palco personagens inspiradas no imaginário de Portugal e do México. Jesús e Narco encontram-se com personagens como o Diler, a fadista ou Dom Pedro I. O coro remete-nos para a tragédia grega, para um mundo de fantasia onde se fala de amor, de História, de viagem, dessa viagem entre o México e Portugal.

Nascido em 1977, no México, Elmer Veckio Mendoza formou-se em “Poética e Metodología da Actuación” na Casa del Teatro. Entre 2002 e 2008, foi diretor do grupo artístico Proyecto Ulises e obteve uma bolsa do Fundo Estatal para a Cultura e as Artes (FOECA), na categoria de Jovens Criadores, com a participação em projetos de recuperação de edifícios e difusão de personagens históricas, tais como: “Crónica teatral interativa” e “Paseo Histórico Teatral”. Mora em Lisboa desde 2008, tendo desenvolvido projetos artísticos em centros de ensino e associações culturais, destacando-se o projeto musical Tokingcratsh, e a cofundação do grupo artístico La Catrina (2009), com os trabalhos: A Serenata do Mariachi (2009), Paisagens da revolução (2010), Las Olas del Mar, Personagens de bairro e Caveiras de açúcar (2012).

Este é um evento organizado pela Casa da América Latina, em colaboração com o TNDM II, e o Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboae Associação Portuguesa de Críticos de Teatro. Conta com o apoio da Embaixada do Chile, da Embaixada do México, da Embaixada do Peru e da Embaixada da República Dominicana em Portugal. Mariana de Althaus (Peru) e Juan Radrigán (Chile) serão os próximos convidados.

Partilhe: