Simpósio sobre Ciências Sociais de Portugal e Brasil

Etiquetas: , , ,
___________________________________________________________________________________

5, 6 e 7 de Junho
ICS-UL

Assinalando as comemorações do Ano Brasil em Portugal, o ICS vai realizar um programa multifacetado de atividades, entre as quais se destaca o Simpósio ICS Ciências Sociais Cruzadas. O simpósio terá lugar no ICS nos dias 5, 6 e 7 de Junho de 2013. O programa será disponibilizado em breve.

Partindo de ensaios emblemáticos nas ciências sociais no Brasil e em Portugal, o simpósio abre com uma sessão plenária intitulada Ciências Sociais Cruzadas: quatro ensaios brasileiros/quatro portugueses, na qual investigadores portugueses vão reflectir sobre ensaios emblemáticos da formação do pensamento das ciências sociais brasileiras e colegas brasileiros sobre ensaios emblemáticos das ciências sociais em Portugal.

Neste simpósio será comemorada a ligação das ciências sociais em Portugal – e particularmente no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa – com as ciências sociais brasileiras. Para além das sessões plenárias que decorrem nas manhãs dos dois dias, o programa prossegue à tarde em sessões paralelas onde investigadores brasileiros que estiveram no Instituto de Ciências Sociais como Investigadores Visitantes irão apresentar as suas investigações. Queremos destacar com particularidade os Bolseiros Luso-Afro brasileiros, mas pretendemos também tornar clara a vastidão de redes que se criaram, contando com a participação de investigadores do ICS e Investigadores Visitantes. Nestas sessões serão abordadas diversas temáticas que marcam a reflexão contemporânea nas ciências sociais e os seus cruzamentos.

Assinalando as importantes redes de investigação e pós-graduação que o ICS tem desenvolvido e que integram debates sobre o Brasil, o simpósio será estendido no seu último dia para a Universidade de Évora, onde haverá uma sessão plenária única (manhã e tarde) – A história como reflexão transversal nas ciências sociais no Brasil e em Portugal. Essa sessão integra o Programa de Doutoramento em História.

Partilhe: