Artistas revelam na CAL ‘O Lugar das Cores’

Etiquetas: , , , , , , , ,
___________________________________________________________________________________

10 de abril a 28 de junho
Casa da América Latina
Entrada livre

A exposição coletiva O Lugar das Cores, composta de trabalhos de pintura, colagem e técnica mista, estará patente na Casa da América Latina de 10 de abril a 28 de junho (9h30 – 13h00, 14h00 – 18h30). Os artistas – Flávio Caporali, Inês Correia, Jorge Costa, Jorge Filipe Teixeira, Judith Klein, Rita Portugal Lima e Saíra Fátima Kleinhans Inoue – esperam com esta exposição contribuir para a harmonia, a paz e a solidariedade entre povos e culturas, atingindo uma “sinfonia cromática” com a natureza, a cor, a linha e o traço. A exposição é organizada pela CAL com o apoio de Cris Coutinho, Clara Coutinho, Ditinha Dinis Joalharia, Taste Spot e PãoQueijo.

Flávio Caporali
(1972, São Paulo, Brasil)
De volta ao Brasil – 80cm x 60cm – Acrílico sobre tela

“A força da natureza é o grande assunto da obra do artista plástico Flávio Caporali. Nascido em São Paulo, SP, em 1972, mas radicado desde 1988 no Peru, é um apaixonado pelo mar e pelas suas nuances de cor e de movimento. A sua preocupação essencial é transformar esse mundo que conhece tão bem em imagens de intensa beleza”
– Oscar d’Ambrosio, Associação Internacional de Críticos de Arte, AICA – Secção Brasil

Inês Correia
(1969, Lagos, Portugal)
A caminho da Colômbia – Acrílico sobre tela – 70x70cm

A pintura abstrata aparece como uma faceta livre, informal e descomprometida, tentando através do uso das cores utilizadas provocar sensações, utilizando a criatividade, o sonho e o equilíbrio de cores. Expôs no Japão na Fourth Expo Art IAPAJ, na Galeria Ekinaka, Ota, Gunma e noutras exposições em Portugal, com destaque para a participação na VIII Bienal de Artes, Vidigueira.

Jorge Costa
(1950, Lisboa, Portugal)
Urbanismo Cromático – Acrílico/Têmpera sobre papel – 55x65cm

Fez várias exposições individuais e coletivas em galerias de Macau e Portugal, tendo recebido uma menção honrosa em 2008, na modalidade de Pintura, na VI Bienal do Salão das Artes, Câmara Municipal da Vidigueira. É citado no Dicionário de Artistas Plásticos de Macau – Século XX, da autoria de Margarida Matias (edição da Fundação Oriente).

Jorge Filipe Teixeira
(1964, Lourenço Marques, Moçambique)
Sem título I – Acrílico sobre tela – 70x100cm

Dedica-se ao ensino das Artes Visuais desde 1989 e desenvolve projetos no campo das Artes Plásticas, trabalhando com maior frequência em Pintura e Fotografia de Autor.
Tem privilegiado os projetos de fotografia, dando relevância à paisagem urbana e aos espaços periféricos. Os projetos de pintura têm sido maioritariamente desenvolvidos na área do abstracionismo geométrico. Expõe com frequência em Portugal e no Brasil desde 2007.

JudithKlein_Suite com vista para o marJudith Klein
(1944, Áustria)
Suites com vista para o mar – Colagem de diversos materiais sobre tela – 63x53cm

Sobrevivente do Holocausto, aos 10 anos de idade já havia sido cidadã de quatro diferentes países (Áustria, Hungria, Israel e Brasil) e falava idiomas tão diversos quanto o húngaro, o hebraico e o português. Realizou diversas exposições individuais no Brasil e na Hungria e participou em exposições coletivas no Brasil, em França, nos Estados Unidos, em Espanha, na Suíça, no Japão e na Hungria, tendo recebido prémios importantes.

Rita Portugal Lima
(1977, Lisboa, Portugal)
Legumes Mercadão – Técnica mista, impressão sobre tecido, pintura acrílica, resina – 22x33cm

Tem vivido e trabalhado entre Portugal e Macau. Realizou e participou em exposições individuais e colectivas na China, Eslovénia, Austrália, Alemanha e França. Dedica-se à pintura, escultura, medalhística, vídeo. Em 2008 manteve uma residência artística em Xangai, Art World Project/Art Labor Gallery – Exposição Major Arcana (Rita Portugal Lima, David Ditier, Heungman Kwan).

http://www.youtube.com/watch?v=DAqjQD8h30p&width=700

Saíra Fátima Kleinhans Inoue
(1961, Planalto, Paraná, Brasil)
Cores e Sentimentos II – Acrílico e colagem sobre tela – 45,5x53cm

Reside no Japão desde 2001, onde se afirmou nas Artes Plásticas. Realizou inúmeras exposições individuais e coletivas, tanto no Japão como no Brasil. Expôs na Europa, destacando-se a exposição realizada no SNBA, Carrousel du Louvre, Paris. Recebeu vários prémios no Japão, onde ocupa o cargo de Presidente da IAPAJ. É proprietária e Curadora da Art Gallery e ministra aulas de artes para crianças e adultos no atelier Kleinhans.

Partilhe: