Portugal oferece livros na Feira de Bogotá

Etiquetas: , , ,
___________________________________________________________________________________

[Notícia do Diário Económico com Lusa] Portugal, convidado de honra da Feira do Livro de Bogotá (FILBo) que começa no dia 17, vai distribuir gratuitamente vinte mil livros, disse aos jornalistas o secretário de Estado da Cultura.

Jorge Barreto Xavier apresentou a programação de Portugal para a FILBo no Palácio da Ajuda, em Lisboa, realçando a importância deste certame que recebe 500 mil visitantes e “é uma porta de entrada no mundo latino dos Estados Unidos”, referindo-se aos muitos editores norte-americanos que visitam Bogotá para comprar direitos de publicação de obras.

Os dois livros que serão oferecidos à população colombiana intitulam-se Quilas, mástiles y velas, cujo tema é o mar, e inclui textos, entre outros, de Fernando Pessoa e Raul Brandão, e tem uma tiragem de 10 mil exemplares. O outro livro, cuja temática é a literatura de viagens, intitula-se Cartas de três oceanos, 1499-1575 e inclui autores como Samudri de Calicut e Fernão Mendes Pinto, e terá também uma tiragem de 10 mil exemplares.

Esta não é a única oferta de Portugal, Jorge Barreto Xavier anunciou que será entregue um conjunto de obras em português a dez bibliotecas colombianas.

Para esta feira foi também preparada uma antologia de autores portugueses, De la orilla del Atlántico, que reúne textos, entre outros, de Vergílio Ferreira, Jorge de Sena, Almada Negreiros, José Saramago e António Lobo Antunes.

O secretário de Estado da Cultura sublinhou que a FILBo é também um factor promocional de Portugal na Colômbia, um país de 50 milhões de habitantes, com o crescimento do produto Interno Bruto na ordem dos cinco por cento, e onde várias empresas portuguesas estão actualmente a investir.

A FILBo começa no dia 17 e encerra portas a 01 de Maio, mas a programação cultural portuguesa começou no dia 4 de abril com o ciclo de cinema Mirada a Portugal que exibirá, entre outros, O Delfim, de Fernando Lopes. O ciclo decorreu no Centro Cultural Gabriel García Mérquez, na Universidade dos Andes, na Biblioteca Luís Ángel Arango e na Universidade Nacional da Colômbia. Foi exibida a primeira parte de Mistérios de Lisboa, de Raul Ruiz, filme baseado na obra de Camilo Castelo Branco.

Da participação portuguesa, entre outras iniciativas como uma exposição sobre Fado no Teatro Mayor, estão previstas visitas de escritores nacionais a escolas de Bogotá. Outra vertente será a animação a partir dos livros que fica a cargo da editora Pato Lógico, estando destacados para a FILBo, os animadores Inês Felizberto, Madalena Marques, Ricardo Henriques e Telma Pereira. A comitiva portuguesa à Feira é composta por 40 personalidades, entre animadores, jornalistas, editores, fadistas e escritores.

Partilhe: