FCSH debate escravatura na América Latina

Etiquetas: , , ,
___________________________________________________________________________________

9 a 13 de Abril
Auditório 1 (Torre B) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
Entrada mediante inscrição e pagamento

Com organização conjunta do CHC, do NICPRI (Universidade de Évora) e da Sociedade Portuguesa de Estudos do Séc. XVIII, o congresso internacional Senhores e Escravos nas Sociedades Ibero-Atlânticas aborda temas como tráficos e políticas económicas, abolicionismos e permanências, Igreja e sociedades coloniais, mestiçagens, problemáticas culturais, entre outros.

O congresso conta com a participação de 32 universidades europeias e brasileiras e com intervenções de Martin Lienhard (Univ. Zurique), Ronaldo Vainfas (Univ. Federal Fluminense), Joseph Levi (Univ. George Washington), Eduardo França Paiva (Univ. Federal de Minas Gerais), Sandra Olivero Guidobono (Univ. Sevilha), Eddy Stols (Univ Católica de Lovaina), Adriano Moreira (Academia das Ciências de Lisboa), António de Almeida Mendes (Univ. Nantes), José Capela (Univ. Minho), Victor Serrão (FLUL) Maria Manuel Torrão (Instituto de Investigação Científica Tropical), entre outros.

As sociedades que viveram e praticaram a escravatura, a actualidade deste tema e a dicotomia entre homens escravos e homens livres são alguns dos tópicos a abordar durante o congresso. A organização está a cargo do Centro de História da Cultura (CHC), unidade de investigação da FCSH, do Núcleo de Investigação em Ciências Políticas e Relações Internacionais da Universidade de Évora (NICPRI.UE) e Sociedade Portuguesa de Estudos do século XVIII (SPESXVIII).

Partilhe: