Exposição de José Medeiros em Lisboa até Abril

Etiquetas: , , ,
___________________________________________________________________________________

[Notícia do Ano do Brasil em Portugal] A partir do dia 16 de janeiro (local: Fundação Portuguesa das Comunicações, Lisboa) e dia 17 de janeiro (local: Bes Artes & Finanças, Lisboa) até o dia 05 de abril (nos dois locais), acontecerá a exposição fotográfica de José Medeiros (um dos maiores nomes da fotografia brasileira).

A exposição que está dividida em dois espaços na cidade de Lisboa, reuni cerca de 190 fotografias (provas modernas de gelatina e prata realizadas a partir dos negativos originais do artista conservados no IMS) e quase 30 documentos (revistas O Cruzeiro, publicações etc.). Cada exposição aborda um aspecto específico da obra de Medeiros. O conjunto das imagens reunidas aqui mostra um Brasil do qual José Medeiros soube traduzir todo o dinamismo, a inventividade e a diversidade.

Rio é uma festa – Espaço BES Arte & Finanças.
Esta exposição é dedicada à celebração da cidade do Rio nos anos 40-50 : paisagens urbanas,vida popular, dias na praia, momentos privilegiados da vida social, desfiles de moda, personalidades glamurosas, cenas de carnaval, vida noturna, etc.

Crônicas brasileiras – Fundação Portuguesa das Comunicações.
Esta exposição é dedicada ao Brasil das origens, numa busca de autenticidade. Ali estão fotografias de índios do Xingu, a reportagem mítica de setembro de 1951 sobre uma cerimônia de iniciação ao candomblé – culto afro-brasileiro -, bem como imagens do Nordeste e das terras do interior do Brasil.

Os curadores desta exposição são:
-Sergio Burgi, curador, e coordenador do Departamento Fotográfico do Instituto Moreira Salles, Brasil.
-Elise Jasmin, historiadora francesa, especialista em Brasil, curadora de exposições internacionais.

Partilhe: