CAL leva à Cinemateca realizadores da Mostra

Etiquetas: , , , , , , ,
___________________________________________________________________________________

A Casa da América Latina, no âmbito da 3ª edição da Mostra de Cinema da América Latina, convidou no dia 14 de Dezembro os realizadores Ián Padrón (Habanastation, Cuba) e Carla Valencia Dávila (Abuelos, Equador), presentes em Lisboa, a visitar a Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema com o objetivo de conhecerem um pouco mais o panorama atual do cinema português e de partilharem impressões sobre o cinema nos seus países de origem.

Recebidos por Maria João Seixas, diretora da instituição, os dois realizadores ouviram de Antónia Fonseca, Relações Públicas da Cinemateca, uma explicação sobre a história e o papel atual da Cinemateca que, além da preservação do património filmográfico, assume também a responsabilidade de uma programação clássica, contemporânea e experimental, com espaço para obras que raramente se vêem nas salas comerciais. A homenagem ao realizador cubano Santiago Alvarez e o ciclo de cinema brasileiro experimental, ainda em cartaz, são exemplos desta diversificada programação.

Os realizadores conversaram ainda com o programador e crítico de cinema Luis Miguel Oliveira sobre o cinema português atual, que recomendou, entre outros, os trabalhos de João Salaviza e Miguel Gomes. Sobre o cinema no Equador e em Cuba, Padrón lembrou a importância do novo festival de cinema latino-americano em Havana e Carla o festival de cinema documental em Quito (de cujo comité selecionador faz parte). A mudança de paradigma com as novas tecnologias e a indefinição do futuro do cinema digital foram alguns dos temas que enriqueceram a conversa.

A CAL espera ter dado, neste encontro, mais um passo para que novas ideias e projectos unam portugueses e latino-americanos, desta vez em torno do cinema.

Partilhe: