A Arte da Tapeçaria de Portalegre, em São Paulo

Etiquetas: ,
___________________________________________________________________________________

Galeria de Arte do Sesi-SP Ruth Cardoso, Centro Cultural Fiesp
Exposição estará aberta ao público de 07/12/2012 a 10/03/2013. Horário: Segunda: 11h00 às 20H00 / Terça a Sabado: 10H00 às 19H00 / Domingo: 10H00 às 19H00

Tapeçaria de Portalegre, a melhor tapeçaria mural do mundo.

Herdeira da tradição francesa e belga de tapeçaria mural, a Tapeçaria de Portalegre é hoje considerada a melhor tapeçaria mural do mundo.
Fundada em 1946, por Guy Fino e Celestino Peixeiro, a Manufactura de Portalegre representou um ponto de viragem na história da tapeçaria mural. Adotou uma nova técnica de tecelagem, conhecida como o ponto de Portalegre e associou a sua produção a grandes nomes da arte contemporânea portuguesa e internacional.
Atualmente são já mais de duas centenas, os artistas consagrados, que produziram as suas obras em Tapeçaria de Portalegre. Almada Negreiros, Camarinha, Júlio Pomar, Eduardo Nery , Le Corbusier, Vieira da Silva, Arpad Szenes, Graça Morais, Sónia Delauney, Bruno Munari, Pedro Calapez, Lourdes Castro, Álvaro Siza, Rigo 23, Rui Moreira, Jean Lurçat, Malangatana, Hans Erni, Burle Marx e Joana de Vasconcelos, são alguns desses criadores.
Dos teares de Portalegre saem obras de arte únicas, fruto do génio criativo dos artistas, que produzem os cartões originais; da perícia dos desenhadores, que os ampliam e transpõem para desenho técnico; e da mestria das tecedeiras, que executam com detalhe e rigor a obra final.
Ao longo de décadas, as Tapeçarias de Portalegre preservaram a sua integridade, tendo-se afirmado como uma referência da identidade cultural portuguesa.
É este património que se pretende dar a conhecer e divulgar na exposição A Arte de Tecer – Tradição e Modernidade (A Manufactura de Portalegre na FIESP), apresentando a transposição do cartão para o desenho de tecelagem, a evolução da técnica, a grande escala, a sedução aos grandes artistas, a integração no projecto arquitectónico, a independência como obra de arte e a tapeçaria ela própria como tema de criação artística.
Esta exposição é uma iniciativa da Espírito Santo Cultura e da Manufactura de Tapeçarias de Portalegre, e estará patente na Galeria de Arte do Sesi-SP Ruth Cardoso, Centro Cultural Fiesp.
Projeto apoiado pela dgARTES – Secretaria de Estado da Cultura

Partilhe: