Culturas Indígenas no século XXI em debate

Etiquetas: , , , ,
___________________________________________________________________________________

19 de Novembro

Museu da Eletricidade (das 10h00 às 13h00)
Avenida de Brasília, Lisboa

Casa da América Latina (a partir das 18h30)
Avenida 24 de Julho, 118-B, Lisboa

Entrada gratuita mediante inscrição: reservas@casamericalatina.pt ou 21 3947350

Colóquio dedicado ao conhecimento das realidades indígenas na América Latina para uma reflexão conjunta sobre um tema pouco conhecido entre os portugueses. Direitos humanos e cidadania, economia verde e território, interculturalidade e pós-colonialismo serão alguns dos temas em debate.

Com a presença de Vincent Carelli, o fundador do projeto Vídeo nas Aldeias que faz 25 anos em 2012.

Programa

19 de Novembro

Colóquio Culturas Indígenas no Século XXI
(Museu da Eletricidade)

09h30 – Receção aos participantes

10h00 – Abertura
José Manuel dos Santos, Fundação EDP
Manuela Júdice,  Casa da América Latina
José Manuel Castañera Resendiz, Embaixada do México

10h30 – Conferência Pueblos indígenas, derechos humanos y diversidad cultural en América Latina, por Juan Daniel Oliva Martínez (Universidad Carlos III de Madrid)
Comentada por Beatriz Padilla (CIES-Instituto Universitário de Lisboa)
Moderada por Claudia Leone (Instituto de Higiene e Medicina Tropical, Universidade Nova de Lisboa)

11h15 – Debate

11h30 – Pausa para Café

11h45 – Conferência Uma escola indígena de cinema: 25 anos de vídeo nas Aldeias, por Vincent Carelli (ONG Vídeo nas Aldeias, Brasil)
Comentada por Filipe Reis (CRIA-Instituto Universitário de Lisboa)
Moderada por Maria Xavier (Casa da América Latina)

12h30 – Debate

12h45 – Apresentação da revista Culturas Indígenas, edição do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, por Diogo Almeida, Embaixada do Brasil em Lisboa.

13h00 – Encerramento

Cinema
(Casa da América Latina)

18h30 – Corumbiara (Brasil, 2009, 117′)
Apresentação pelo realizador Vincent Carelli

O 37º Festival de Gramado consagrou a estética política de Corumbiara, o poderoso documentário etnográfico de Vincent Carelli que mostra o massacre dos sem-terra numa fazenda em Rondônia. Com este documentário, Carelli ganhou o prémio Kikito, enquanto melhor filme em Gramado, e o de melhor direção.

Organização: Casa da América Latina
Apoios: Tagus Atlanticus Associação Cultural, Ano do Brasil em Portugal, Embaixada do Brasil, Embaixada do Equador, Embaixada do México, Fundação EDP e Wake Up!

NOTAS BIOGRÁFICAS

Juan Daniel Oliva Martínez: Professor da Universidade Carlos III, em Madrid, doutorou-se em protecção dos direitos dos povos indígenas pela mesma universidade. É também investigador do Centro de Estudos Antropológicos do Museu da América. Anteriormente foi Assessor Jurídico do Programa Indígena da Agência Espanhola de Cooperação Internacional (AECI), do Ministério dos Assuntos Exteriores (2004-2007). As áreas de estudo a que se dedica são os direitos dos povos indígenas – e os direitos humanos em geral -, a cooperação internacional para o desenvolvimento, as migrações e as relações interculturais.

Vincent Carelli: É secretário executivo da ONG Video nas Aldeias, em Olinda (Brasil), um projeto que coloca o video ao serviço dos projetos políticos e culturais dos índios, tendo produzido já 16 documentários sobre os métodos e resultados deste trabalho. Carelli desenvolve também um importante trabalho na área de formação para realizadores indígenas, produzindo os seus filmes. Em 1999 foi-lhe atribuído o Prémio UNESCO na 6ª Mostra Internacional do Filme Etnográfico. Em 2009 foi o grande vencedor do festival de Gramado pela realização de Corumbiara, uma longa-metragem sobre a sua trajetória junto dos índios que vivem isolados na Gleba Corumbiara no sul de Rondônia.

Filipe Reis: É doutorado em Antropologia e Professor Auxiliar no Departamento de Antropologia do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. Membro da Direcção do Centro de Estudos de Antropologia Social (CEAS), e membro fundador e da Direcção do CRIA, colabora com o jornal A Página da Educação. É membro do conselho científico da revista Comunicação Pública e da EASA-Media Anthropology Network. Coordena actualmente um Seminário sobre Media & Performance no ISCTE-IUL.

Beatriz Padilla: Doutorada e Mestre em Sociologia pela Universidade de Illinois em Urbana-Champaign, e mestre em Políticas Públicas pela Universidade do Texas em Austin. Licenciada em Administração Pública e Ciências Políticas pela Universidade Nacional de Cuyo, na Argentina. Investigadora do CIES-IUL, onde coordena o Cotrans (Estudos Comparativos Transnacionais). Professora convidada no Instituto Universitário de Lisboa, onde coordena o Mestrado em Migrações Internacionais. Áreas de trabalho: migrações, movimentos sociais, globalização, transnacionalismo, desigualdades de género, classe, raça e etnicidade.

18 de Novembro

Atividade associada
(Fnac Chiado, Armazéns do Chiado, Rua do Carmo, nº 2, Lisboa)

14h30-16h30 – Conversa e exibição de curtas Vídeo nas Aldeias
Com a presença de Vincent Carelli

Co-organização: Casa da América Latina e Tagus Atlanticus Associação Cultural

Partilhe: