Braga recebe visita de embaixadores com a CAL

Etiquetas: ,
___________________________________________________________________________________

A região de Braga foi palco do 4º road-show com embaixadores latino-americanos, que decorreu no dia 9 de Novembro e foi promovido pela Casa da América Latina, a Associação Industrial Portuguesa-Câmara de Comércio e Indústria e a AIP – Feiras e Eventos, tendo como organizador local a AI Minho Associação Empresarial.

A sede da associação empresarial AIMinho foi o local do primeiro encontro dos embaixadores da Argentina, Chile, Cuba, Equador, México, Panamá, República Dominicana e Uruguai com empresários da região, onde lhes foi apresentado o vigor do tecido empresarial minhoto. “Nos grandes sectores industriais, têxteis e vestuário, metalomecânica ou construção, os empresários desta região há muito que apostaram na inovação e procuram a internacionalização como filosofia de estratégia de crescimento das suas empresas” referiu António Marques, presidente da AIMinho.

A sessão continuou com a apresentação das oportunidades de negócios nos oito países representados, disponibilizando-se cada um dos embaixadores para intermediar esse relacionamento com os respetivos governos. Como referiu Jorge Faurie, embaixador da Argentina, “quem está sentado nesta mesa pode representar muito do vosso futuro como empresários. E a nossa presença aqui é um estímulo para que vocês possam entrar nos nossos países como parceiros de negócio e investimento”, salientando que esta oportunidade “pode representar uma grande mais-valia de futuro”.

O presidente da AIMinho, António Marques, dirigindo-se a dezenas de empresários, reforçou esta ideia de aposta na complementaridade das economias entre Portugal e os países da América Latina: “Esta é uma janela de oportunidade para os empresários exportarem, e estou convicto de que os senhores embaixadores podem encontrar nesta região parceiros, investidores e investimentos”.

António Costa, presidente da Casa de América Latina e presidente da Câmara Municipal de Lisboa, apresentou a associação como uma facilitadora de contactos, esclarecendo que este é a quarto road-show da CAL em parceria com a AIP-Câmara de Comércio e Indústria, que percorreu já Santarém, Coimbra e Évora. “Estas iniciativas traduzem-se numa excelente oportunidade para diversificar os mercados de exportações em países com quem temos grande proximidade cultural, geográfica, linguística e até jurídica”. O dirigente da CAL alertou para o papel da CAL enquanto criadora de um canal de ligação com estes países, a partir de um nível regional e através das pequenas e médias empresas. “Mas têm de ser vocês, empresários, a percorrê-lo. Nós não o podemos fazer por vós”.

Agradecendo aos diplomatas, António Marques reforçou as palavras do presidente da CAL, afirmando que “os empresários têm que fazer o trabalho de casa para encontrar e materializar o que mais lhes interessa”.

O Laboratório Internacional Ibérico de Nanotecnologia – INL foi o segundo local de visita em Braga. “Este Laboratório é a vossa casa! Já temos protocolos de cooperação com Argentina, México, Colômbia e Brasil, mas queremos estender a nossa rede a outros os países da América Latina”, comentou emocionado José Rivas Rey, director geral da instituição, enquanto guiava a comitiva pelos diferentes laboratórios da instituição.

O lema do INL é “criar valor a uma nano-escala” e esta é a primeira, e até agora a única, organização de pesquisa totalmente internacional na Europa no domínio da nanociência e da nanotecnologia, referiu o seu director. O INL é o resultado de uma decisão conjunta dos Governos de Portugal e Espanha, datada de 19 de novembro de 2005, na qual se assumiu o compromisso de uma forte e ambiciosa cooperação entre a ciência e a tecnologia para o futuro.

A visita ao grupo empresarial Casais foi a última do dia em Braga. José da Silva Fernandes, presidente do conselho de administração, explicou que “durante mais de meio século de atividade, a Casais ganhou muitas apostas e cortou várias metas, mantendo uma sólida posição no top 10 do setor da construção em Portugal, e está implementada nos mercados da Alemanha, Angola, Bélgica, Brasil, Cabo Verde, Gibraltar, Holanda, Moçambique, Marrocos e Rússia.

Partilhe: