Oportunidades de Investimento na Colômbia

Etiquetas: ,
___________________________________________________________________________________

A Embaixada da Colômbia, a Proexport Colômbia e a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Colombiana, por ocasião da visita a Portugal do Vice-Presidente da Proexport, Juan  Carlos Gonzalez, organizaram no dia 23 de Outubro no Pestana Palace Hotel um  seminário sobre as “Oportunidades de Investimento na Colômbia e nas suas Regiões”,  replicado no Porto no dia 24 de Outubro na Pousada do Freixo.

A Casa da América Latina apoiou a divulgação da iniciativa junto de empresários associados e amigos da instituição. Germán Santamaría Barragán, embaixador da Colômbia em Portugal, referiu a importância de reforçar os contactos bilaterais aos mais diversos níveis, “pois só dessa forma se conseguirá uma presença efectiva e continua dos  grupos económicos portugueses na Colômbia e dos colombianos em Portugal”.

Recordou ainda as missões do actual primeiro-ministro português à Colômbia e a presença do Presidente da República da Colômbia, Juan Manuel Santos, em Portugal já no próximo mês de Novembro.

Mediante uma cuidada análise do investimento português no mundo, a intervenção de Juan Carlos Gonzalez centrou-se em torno das perspectivas de negócios bilaterais que possam desenvolver-se, nas mais diferentes áreas de negócio, apostando na complementaridade das duas economias. O vice-presidente da Proexport Colômbia abordou os diferentes sectores do Plano Nacional de Desenvolvimento, da agro-indústria, à inovação tecnológica, infra-estruturas, mineração e habitação. “A Colômbia tem ainda 60% do petróleo por explorar, sendo que 10% dos recursos financeiros provenientes desta actividade são investidos na inovação. O sector da habitação, onde os portugueses têm um longo conhecimento, está em franca expansão, prevendo-se a construção de 1 milhão de habitações” esclareceu.

Seguiu-se a apresentação do regime de zonas francas da Colômbia, um dos mais competitivo da região, como a possibilidade de reuniões privadas entre empresários e responsáveis das Zonas Francas Internacionais de Pereira e Andina e a Agência de Investimento Invest Pacific.

Partilhe: