Évora acolheu road-show com os Embaixadores latino-americanos

Etiquetas: , , ,
___________________________________________________________________________________

A região de Évora foi o destino escolhido para o terceiro road-show empresarial que decorreu no passado dia 19, com embaixadores latino-americanos e promovido pela Casa da América Latina, a Associação Industrial Portuguesa-Câmara de Comércio e Indústria e a AIP – Feiras e Eventos, tendo como organizador local o NERE – Núcleo Empresarial da Região de Évora.

O programa iniciou-se com a apresentação do tecido empresarial da região nas instalações do NERE pela sua directora executiva, Adriana Afonso. Seguiu-se a partilha das oportunidades de negócio na Republica Dominicana, Uruguai, Colômbia, Equador, Chile, Brasil. A reunião contou também com as presenças do presidente da Câmara Municipal de Évora, José Ernesto Oliveira, do presidente do NERE, Rui Espada, empresários e dirigentes das áreas económicas da região.

Nelson Souza, director geral da AIP-CCI, aproveitou para apresentar o programa “Exportar pela Primeira Vez” dirigido a empresas que queiram iniciar o seu processo de internacionalização e cujas candidaturas se encontram abertas. A propósito dos mercados apresentados caracterizou a América Latina como uma prioridade, um mercado natural para as empresas portuguesas, “onde já estivemos muito presentes e onde as empresas portuguesas podem encontrar alternativas para as dificuldades que atravessamos actualmente”.

Manuela Júdice salientou o papel facilitador da CAL nos primeiros contactos com as embaixadas e o trabalho de divulgação destes mercados pelo país, feito com o apoio imprescindível dos seus embaixadores.

Diego Aulestia, embaixador do Equador referiu a necessidade das empresas procurarem saber, em cada um dos países, quais os incentivos que existem e quais os que se adequam ao seu negócio, dando como exemplo os incentivos do seu país na utilização das energias renováveis, extensível também às empresas estrangeiras que aí se instalam.

A iniciativa prosseguiu com uma visita à Fundação Eugénio de Almeida e um almoço de trabalho com empresários e corpo docente da Universidade de Évora no Hotel M’Ar De Ar, terminando numa visita às instalações da Embraer, conduzida pelo seu director internacional, João Pedro Taborda.

Partilhe: