Embaixadores da América Latina visitam a Associação Empresarial da Região de Santarém

Etiquetas: , , , , , , , , , , , ,
___________________________________________________________________________________

A Casa da América Latina, a Associação Industrial Portuguesa Câmara de Comércio e Indústria e a AIP-Feiras, Congressos e Eventos promoveram com a Nersant-Associação Empresarial da Região de Santarém, no dia 4 de maio, a primeira iniciativa road-show latino-americano que levou os embaixadores da América Latina a conhecer a Associação Empresarial Regional do Distrito de Santarém (NERSANT).

A comitiva foi recebida na Câmara Municipal de Torres Novas pelo seu Presidente, António Rodrigues, e visitou a Feira Medieval a decorrer nessa cidade. O programa prosseguiu com uma reunião nas instalações da NERSANT.

A Nersant representa através dos seus associados mais de 80% do PIB da região, apostando na inovação, na criação de novas empresas (sobretudo de base tecnológica) e na internacionalização das já existentes. “A NERSANT apoiou já a criação de mais de 200 empresas e orgulha-se de ter no seu tecido empresarial mais de 3000 empresas internacionalizadas”, ressalvou Salomé Rafael, a presidente.

José Eduardo Carvalho manifestou-se disponível para apoiar novos projetos e informou que a AIP-CCI está “a desenvolver um projecto de internacionalização das PMEs apoiado em grandes empresas” como a Mota-Engil, que funcionam “como porta-aviões”, para permitir outras empresas “descolarem” no seu processo de internacionalização.

A Secretária Geral Manuela Júdice identificou a CAL como um elemento facilitador no estabelecimento dos primeiros contactos entre empresas, sobretudo PMEs e as embaixadas. “A CAL tem desenvolvido uma actividade sobretudo na área cultural e agora direccionou a sua estratégia também para a área económica e empresarial. Até porque são os nossos associados-empresas que nos mantêm vivos. Mas é com o excelente relacionamento que temos com as nossas embaixadas que podemos fazer a diferença, desburocratizando os circuitos de contacto”.

Fernando Ayala, embaixador do Chile deu conta às empresas ribatejanas de que “a América Latina não está neste momento em crise. Temos os mercados abertos e estamos disponíveis para diferentes parcerias, para “joint-ventures”, missões, etc. Contactem-nos”.

Seguiu-se uma visita à fábrica Renova, onde foi possível ver um investimento 100% português, em torno de uma família que se “renova a cada momento”, como afirmou António Andrade Tavares, administrador da Renova.

A próxima iniciativa do road-show latino-americano terá lugar no dia 29 de Maio em Coimbra.

Partilhe: