Artista visual Cristina Zabalaga expõe ANALOGIAS

Etiquetas: , , ,
___________________________________________________________________________________

Data: 3 de maio a 25 de julho (inauguração no dia 3 de maio às 18h30)
Local: Casa da América Latina, Lisboa

Exposição de fotografias da artista Cristina Zabalaga. A partir da métrica do azulejo criam-se grandes puzzles de imagens desconstruídas que questionam e convidam o espetador a viajar por seis países da América Latina: Argentina, México, Brasil, Chile, Bolívia e Colômbia. As fotografias justapõem-se em planos sucessivos, em metamorfoses ininterruptas e subtis de luz e cor, que de certa maneira acabam por refletir as afinidades e proximidades culturais do continente americano.

Quiero romper mi mapa / formar el mapa de todos
– Daniel Viglietti

Nesta metáfora de analogias da América Latina, o módulo do azulejo permite uma multiplicidade de padrões, conferindo ritmos diferentes às composições onde é aplicado, neste caso na fotografia. Trata-se de uma exibição de fotografias para ver e tocar.

A exibição incorpora uma caraterística transversal, o questionamento permanente das imagens e a alteração da sua perceção em função das formas e das cores. A métrica do azulejo gera um grande puzzle de imagens desconstruídas, grandes puzzles compostos por fotografias que adquirem modelação própria, gerada pela gradação da cor em eficaz contraste e, num convite ao jogo para o espetador, forçando a uma circulação em seu redor para poder apreender na sua totalidade o fulgor das cores da geometria americana.

Tudo começou em 2010 com uma viagem até à Patagónia. Uma viagem de vários meses em seis países: México, Colômbia, Brasil, Bolívia, Chile e Argentina. Além de todas as paisagens, sons, pessoas e experiências encontradas, as cidades da América Latina foram-se mapeando em termos de afinidades, de formas e de cores, que de certa maneira acabaram por refletir as analogias e proximidades culturais no continente americano.

A combinação dos azulejos com a sua regra métrica, a do quadrado, resulta numa combinatória infinita dos padrões com as imagens que se justapõem em planos sucessivos, em metamorfoses ininterruptas e subtis, de luz e cor.

Cristina Zabalaga é uma escritora e artista visual de nacionalidade boliviana e portuguesa que actualmente vive em Lisboa. Especializada em Comunicação Intercultural, formou-se como Jornalista em Madrid. O seu trabalho de fotografia foi seleccionado para o New York Provocation Photo Festival, e em 2011 participou na Bienal de Arte Urbano, na Bolívia. Recentemente a sua curta-metragem Bra-Fitting foi seleccionada em Berlim no 8th Berlin International Directors Lounge.

Partilhe: