Exposição fotográfica de Marco Antonio Cruz explica como os invisuais conseguem Habitar a Escuridão

Etiquetas: , , , , ,
___________________________________________________________________________________

Data: 2 de Maio (quarta-feira) às 19h00
Local: Fundação Champalimaud, Lisboa

A Embaixada do México em Portugal e a Casa da América Latina trazem a Lisboa, a partir do dia 2 de Maio de 2012, a exposição de fotografia do mexicano Marco Antonio Cruz Habitar a Escuridão, um ensaio fotográfico sobre a cegueira no México.

A exposição é composta por 50 fotografias a preto e branco captadas entre 1977 e 2005 sobre numerosos casos de cegueira, conjugando o testemunho da vida quotidiana dos invisuais no México com a grande sensibilidade social e artística de um dos maiores fotógrafos documentais deste país. A exposição estará patente de 2 a 23 de Maio de 2012, na Fundação Champalimaud, em Lisboa.

A 3 de Novembro de 1953 nasceu em Puebla, no México, Marco António Cruz. Estudou pintura na sua cidade natal e, no início da sua carreira, trabalhou como assistente de Héctor García, um dos fotógrafos documentais mais importantes do México. Claramente sob a influência da lente de Nacho López, mas também pela sua grande sensibilidade social, retratou imagens da Cidade do México no terramoto de 1985, homenageou a torre latinoamericana e realizou uma reportagem sobre a última Pulquería na Colónia Roma. Guatemala e os seus apanhadores de café assim como fotografias da vida na China e Nicarágua também se encontram entre a sua galeria.

O trabalho de Marco António Cruz publica-se em jornais e revistas nacionais e estrangeiras. A Jornada, a Revista Processo e a LIFE foram dos seus principais escaparates para o trabalho que desde 1977 manteve o seu olho ávido e atento a qualquer movimento, do rosto, da acção e a luz, mas também da escuridão.

PROGRAMA DE ACTIVIDADES

Inauguração – Fundação Champalimaud
2 de Maio | 19h00

Conferência com Marco Antonio Cruz – Arco – Entrada livre
3 de Maio | 18h30 –Conferência aberta ao publico em geral e aos estudantes da Arco:
A importância da fotografia na vida quotidiana, como documento gráfico intemporal para a memória das sociedades e seu valor histórico.

Conversas em torno da Exposição – Fundação Champalimaud – Entrada livre
4 de Maio | 18h30 – Com a participação do fotografo Marco Antonio Cruz, do Dr. António Travassos, da fotógrafa Céu Guarda, da Kameraphoto e do Dr. Isidro Rodrigues, representante do Núcleo de Braile e Meios Complementares de Leitura da Biblioteca Nacional e da revista Ponto e Som.

Partilhe: