Programa de Formação de Quadros Profissionais

Etiquetas:
___________________________________________________________________________________

O Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC)/ Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas selecionará até seis pesquisadores recém-doutores para seu Programa de Formação de Quadros Profissionais.

Os candidatos devem ter obtido título de doutor nas áreas de História, Ciências Sociais (incluindo Antropologia, Ciência Política, Sociologia e Relações Internacionais), Ciência da
Informação ou Arquivologia no período compreendido entre janeiro de 2008 e 15 de março de 2012.

Duas vagas serão reservadas para candidatos da área de Relações Internacionais. Candidatos para estas vagas podem ter obtido seu doutorado em qualquer uma das áreas acima descritas, desde que suas trajetórias acadêmicas estejam, no entender da Comissão de Seleção, inequivocamente inseridas na área das Relações Internacionais. Os candidatos a estas duas vagas não poderão concorrer às demais vagas, devendo indicar a opção no ato da inscrição.

O Programa consiste num estágio de pós-doutorado com duração de um ano (agosto de 2012 a julho de 2013) e participação nas atividades de pesquisa, documentação e ensino desenvolvidas pelo CPDOC.

Os selecionados receberão bolsa de pesquisa da FGV no valor mensal de R$ 6.000, que é incompatível com outras bolsas ou vínculo empregatício. Durante o estágio, os bolsistas deverão residir no Rio de Janeiro durante todo o período da bolsa e dedicar-se integralmente às atividades desenvolvidas no CPDOC.

AS INSCRIÇÕES ESTARÃO ABERTAS DE 1º A 15 DE MARÇO DE 2012 através do Portal CPDOC (http://cpdoc.fgv.br/selecaoRDs2012 [4]). Além de preencher o formulário online, o candidato deverá anexar:

* Currículo Lattes (será aceito currículo em formato livre no caso de candidatos estrangeiros);
* Cópia em arquivo da tese de doutorado;
* Memorial descritivo da experiência acadêmica e profissional do candidato, explicitando também sua convergência com as atividades e linhas de pesquisa desenvolvidas pelo CPDOC. O memorial deverá ter, no máximo, 20.000 caracteres com espaços. Caso exceda este limite, o candidato será desclassificado.

O processo seletivo envolverá duas etapas:

* Análise do currículo, memorial e tese dos candidatos. A lista dos selecionados para a etapa seguinte será divulgada até 4 de abril.
* Entrevista pela Comissão de Seleção, a ser realizada entre 16 e 19 de abril, no CPDOC, em data e horário a serem comunicados pela Comissão de Seleção. Entrevistas com candidatos residentes fora do Rio de Janeiro poderão ser realizadas por videoconferência (Skype). As entrevistas com os candidatos à área de Relações Internacionais serão parcialmente realizadas em inglês.

Não haverá possibilidade de recursos junto à Comissão de Seleção. Candidatos estrangeiros deverão ter situação legal que permita o recebimento da bolsa, quando da sua implementação.

A divulgação do resultado final será feita a partir do dia 20 de abril de 2012.

Os resultados finais e mais informações serão disponibilizados sempre pelo Portal CPDOC.

Partilhe: