“Lenguaje e imagen en la narrativa de viajes”

Etiquetas: , , , , , ,
___________________________________________________________________________________

A Embaixada do Chile em Portugal e a Universidade de Lisboa têm o prazer de convidar para o encontro “Lenguaje e imagen en la narrativa de viajes” com a escritora e professora chilena Cynthia Rimsky que terá lugar na Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, sala 5.2, quarta-feira 18 de Janeiro de 2012 às 18:00 horas.

Nessa ocasião a autora chilena apresentará também o seu último livro “Ramal”.

Cynthia Rimsky nasceu em Santiago do Chile em 1962. Em 1995 obteve o primeiro prémio nos Jogos Literários Gabriela Mistral pelo relato “El aliento de Fatima”. Em 2001, depois de uma viagem pelos países de onde emigraram os seus antepassados, publica a novela “ Poste restante”, que em 2002 obteve o segundo lugar no Prémio Municipal de Santiago. Nesse ano recebe a bolsa Fundación Andes e viaja para o norte de Chile para escrever “La novela de otro”. Em 2009 publica a novela “Los perplejos”. Cynthia Rimsky realiza oficinas de escrita de viagens em Santiago.

“Ramal” conta-nos a história de uma viagem ao interior de um Chile afastado do centro. Com um olhar estrangeiro, do forasteiro, “o que vem de fora” é contratado pelo Serviço Nacional de Turismo para elaborar um projecto turístico que permita salvar o Ramal Talca/Constitución. Assim, viaja por outro Chile, um país com práticas distintas às do centro. Mas, ao mesmo tempo, a viagem é um voltar aos lugares que o seu avô conheceu. Percorre o Ramal, conhece as suas estações, surpreende-se e não entende os seus habitantes. Ele, é “o que vem de fora”, assim se sente, assim se vê, assim o vêem. Quando viaja de comboio, viaja pela sua vida e pela sua história, e em paralelo está a sua família, o seu filho, o seu pai.”

Partilhe: