Entrega do Prémio Científico Casa da América Latina / Santander Totta

Etiquetas:
___________________________________________________________________________________

O presidente da Casa da América Latina, António Coste e o Presidente do Banco Santander Totta, Nuno Amado, entregaram , no dia 8 de Novembro, na sede do Banco Santander, o Prémio Científico Casa da América Latina / Santander Totta, no âmbito do programa universitário criado por ambas as instituições.

Na categoria de Ciências Sociais e Humanas, foi distinguido, por unanimidade, Marcus de Martini, brasileiro, com a tese de doutoramento “As chaves do Paraíso. Profecia e Alegoria na obra do Padre António Vieira”, concluída na Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.
O júri manifestou ainda o seu apreço pela tese de doutoramento de Mariana Bay Frydberg, brasileira, aprovada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil, intitulada «”Eu canto Samba” ou “Tudo isto é Fado”: uma etnografia multissituada sobre a recriação do Choro, do Samba e do Fado por jovens músicos».
Na categoria de Tecnologias e Ciências Naturais, o premiado também por unanimidade, foi Ricardo Galeno Fraga de Araújo Pereira, brasileiro, pela sua tese de doutoramento «Geoconservação e Desenvolvimento sustentável na Chapada Diamantina”, concluída em Portugal, na Universidade do Minho.
Desde há dois anos que o Banco Santander Totta financia o Prémio Científico Casa da América Latina e as bolsas universitárias. É um prémio exigente e, por isso mesmo, em 2010, por não haver um número suficiente de teses consideradas com qualidade, não foi atribuído. “O facto de em 2010 não ter sido atribuído demonstra bem a exigência e a qualidade deste prémio mas também das teses apresentadas este ano que mereceram ser premiadas pelo júri”, referiu António Costa.
“Acho que a vitalidade desta ponte que vamos animando entre universitários portugueses que vão para a américa-latina e de universitários latino-americanos que vêm a Lisboa, e o conhecimento recíproco que se vai aprofundando de interesses comuns, só pode fortalecer e dar fruto a esta relação que os séculos têm construído que com iniciativas como esta tem tudo para continuar” sublinha o autarca.
O júri foi composto pelo Dr. Luís Bento dos Santos, administrador do Banco Santander Totta, por Manuela Júdice, secretária-geral da Casa da América Latina, pelo Prof. Doutor Diogo Pires Aurélio, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UNL, e pelo o Prof. Doutor João Caraça, Director do Serviço de Ciência da Fundação Calouste Gulbenkian.

Bolsas Universitárias
O júri de atribuição das Bolsas Universitárias Casa da América Latina / Santander Totta, constituídas pela oferta de alojamento a estudantes latino-americanos admitidos à frequência de Cursos de Mestrado em Universidades portuguesas no ano lectivo de 2011/2012, deliberou distinguir os seguintes candidatos: Juliana de Souza Guimarães, de nacionalidade brasileira, licenciada em Direito pela Universidade Federal da Paraíba, que irá frequentar o Mestrado em Ciências Jurídicas-Institucionais na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e Carolina da Costa Santos, de nacionalidade brasileira, licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, que irá frequentar o Curso de Mestrado em Ciências da Educação na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.

Partilhe: